Deprecated: Optional parameter $value declared before required parameter $field is implicitly treated as a required parameter in /home3/sapuca71/public_html/wp-content/plugins/stm-gdpr-compliance/includes/plugins/GravityForms.php on line 142

Deprecated: Optional parameter $lead declared before required parameter $field is implicitly treated as a required parameter in /home3/sapuca71/public_html/wp-content/plugins/stm-gdpr-compliance/includes/plugins/GravityForms.php on line 142

Deprecated: Optional parameter $template_name declared before required parameter $custom_path is implicitly treated as a required parameter in /home3/sapuca71/public_html/wp-content/themes/consulting/inc/elementor.php on line 35

Deprecated: Optional parameter $range declared before required parameter $point_color is implicitly treated as a required parameter in /home3/sapuca71/public_html/wp-content/themes/consulting/inc/stock-indexes/stock-indexes.php on line 38

Deprecated: Optional parameter $interval declared before required parameter $point_color is implicitly treated as a required parameter in /home3/sapuca71/public_html/wp-content/themes/consulting/inc/stock-indexes/stock-indexes.php on line 38

Deprecated: Optional parameter $field_data declared before required parameter $section is implicitly treated as a required parameter in /home3/sapuca71/public_html/wp-content/themes/consulting/inc/customizer/customizer.class.php on line 272

Deprecated: Optional parameter $text declared before required parameter $len is implicitly treated as a required parameter in /home3/sapuca71/public_html/wp-content/themes/consulting/inc/extras.php on line 389
Sabor-Taste – Belgica / Stijn Hiers – SAPUCAIA DISTILLERY BRAZILIAN BEVERAGES DRINKS CACHAÇA CAIPIRINHA RUM GIN

Sabor-Taste – Belgica / Stijn Hiers

Confiança faz destilados da Sapucaia conquistar paladares europeus e elevar o Brasil no mercado internacional

O potencial de um e-mail respondido e uma confiança fortalecida pela qualidade da parceria ao longo de mais de 7 anos, fez um europeu, um dos principais exportadores e cliente das bebidas e destilados da Sapucaia. Stijn Hiers, mestre em história e no ramo de destilados desde 2014, é um importador europeu que conquistou parte da Europa, em Leuven, com a cachaça artesanal de alta qualidade e que leva a marca Sapucaia.

Casado com uma brasileira, de Pato de Minas, a parceria com a Destilaria Sapucaia começou em 2013, Stijn Hiers realizava pesquisas para escrever um artigo sobre cachaça – uma bebida que era particularmente desconhecida na Europa na época.

“Eu enviei um e-mail a várias destilarias no Brasil, com algumas perguntas. Alexandre Bertin, mestre destilador e proprietário da Destilaria Sapucaia, foi uma das poucas pessoas que enviou uma resposta”, detalhou Stijn, como foi o início do primeiro contato.

Após um ano, Stijn estabeleceu o plano de importar e distribuir a cachaça artesanal de alta qualidade na Europa: “a Sapucaia foi uma escolha lógica para mim”.

Para o belgo e parceiro de Alexandre Bertin, a Destilaria Sapucaia se encaixa perfeitamente na história que ele deseja para a Europa, que é uma destilaria de pequena escala que não se concentra na quantidade, mas sim na qualidade: uma destilaria onde a cachaça é feita com tempo, paciência e amor.

A confiança nos produtos e destilados da Sapucaia começou a se fortalecer a partir de 2014, quando a parceria começou, com a importação da cachaça com o Sabor. “Da Sapucaia, conseguimos imediatamente cooperação e apoio para levar seus produtos para a Europa. Depois da cachaça veio o licor, o gin e o rum, tudo o que temos em nossa carteira”, conta Stijn Hiers.

“Estou muito satisfeito com a cooperação da Sapucaia. Antes de tudo, há uma confiança mútua. Sei que a Sapucaia só me oferece os melhores produtos a preços adequados, e Alexandre Bertin tem fé em nossa maneira de trabalhar. Essa forma de trabalhar significa que não estamos interessados em vender seus produtos em supermercados ou lojas noturnas, mas que visamos clientes premium: lojas especializadas em bebidas, os melhores bares e restaurantes estrelados”.

Entre os clientes europeus, Stijn Hiers destaca um barman de primeira linha na Bélgica, e que ganhou uma competição de coquetelaria internacional na Itália. “O coquetel do barman foi baseado em Amaro Montenegro e a Sapucaia Velha, que é importada do Alexandre”, conta Stijn.

“E a confiança foi crescendo com o passar dos anos, após trabalhar com os produtos Sapucaia por cerca de dois anos, visitamos a destilaria, em Pirassununga, para conhecer melhor a filosofia e a maneira de trabalhar do Alexandre. Isto fortaleceu nossa convicção de que a Sapucaia é uma cachaça que também se enquadra em nossa própria filosofia”, contou.

Stijn Hiers conta que trabalho nesse segmento de destilados na Europa é uma espécie de trabalho missionário. Segundo ele, a maioria dos europeus não conhece a cachaça, por exemplo. Para isso acontecer e conquistar os paladares europeus, o primeiro passo é introduzir a eles, a própria cachaça.

livro stijn hiers cachaca“Eu mesmo tenho sido ativo no mundo do uísque desde o final dos anos 1990, então felizmente, conquistei vários contatos no mundo das bebidas na Bélgica. Eu também tinha escrito livros sobre uísque. E para tornar a cachaça um pouco mais conhecida, escrevi e publiquei um livro sobre cachaça em 2016”.

Para fortalecer esse mercado, Stijn Hiers também leva o produto brasileiro para dar muitas provas de cachaça na Bélgica, Luxemburgo e Holanda, para que as pessoas que não conhecem o destilado.

              Enquanto isso, as pessoas interessadas em destilados conhecem de forma melhor a cachaça, também e especialmente graças ao trabalho desenvolvido por Stijn Hiers.

“Há também muitos brasileiros que vivem na Bélgica, mas essa é uma história mais difícil. Para mim, os brasileiros frequentemente não se orgulham o suficiente de sua própria história e de seus próprios produtos. Eles frequentemente pensam que os produtos europeus são, por definição, melhores, e olham a cachaça, com um certo desdém”, pontua Stijn.

“Felizmente, também noto uma mudança para melhor lá, e recebemos cada vez mais brasileiros que estão procurando boa cachaça para si mesmos, ou para apresentar seus vizinhos ou colegas belgas ao melhor que o Brasil tem a oferecer”.

Para Stijn Hiers, a Sapucaia produz qualidade acima de tudo, e isso é o mais importante. “A história da produção em pequena escala e tradicional também é importante. Quanto mais o mundo se une através da globalização, mais as pessoas buscam autenticidade. Além disso, a variedade da Sapucaia é ampla o suficiente para que todos possam encontrar algo a seu gosto. Da cachaça jovem para fazer caipirinha a mais de 20 anos de idade para os verdadeiros conhecedores e gourmets. E por causa da propaganda do gin dos últimos anos, o Gin Flórida de Sapucaia também é um sucesso”, conta.

Por esse motivo, Stijn Hiers destaca o valor da parceria e da cooperação, sendo muito importante para todos. “Sabor e Sapucaia vêm trabalhando juntos há muitos anos, e sabemos o que podemos esperar um do outro. Temos total confiança na qualidade que a Sapucaia oferece, e a Sapucaia tem confiança no que fazemos na Europa, e isso é importante para nós”.

“Não queremos trabalhar com empresas que só olham para os números, para vender grandes volumes em longo prazo. Mas eles olham para a estabilidade e o longo prazo, eles percebem que na Europa, uma base de conhecimento tem que ser construída primeiro para tornar a cachaça conhecida; e que isto acontece através dos melhores bares, através da mídia, através de restaurantes estrelados; e não através do despejo de paletes de cachaça baratas nos supermercados”.

Cachaça sabor e rum shop (sabor-taste.com) 

 

 



Deixe um comentário